.

.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ser Poeta é...

Queria falar-vos sobre a poesia de agora. A que move muitos poetas. A poesia que desfila diariamente pelas redes sociais e sites na internet.

Perguntaram-me num programa de radio se com a poesia se ganhava dinheiro. Penso que se ganham coisas mais importantes do que o dinheiro. Mas, isso também depende do que é importante para cada um como garantia para ser um bom Poeta
Florbela Espanca, escreveu: “ser poeta é ser mais alto, é ser maior do que os homens…”

Pois é! Ser poeta nos dias de hoje, para muitos poetas, não é o mesmo que para Florbela Espanca. Para muitos, ser poeta é ser maior entre os homens. É garantir um estatuto, um nome, engordar o ego com a satisfação de muitos desejos de poder. Migram os seus versos por caminhos terrenos, em busca de algo que os ajude a viver neste mundo podre e doente.

Dizem por aí que a poesia é a expressão da linguagem da alma. Dizem também, que a poesia expressa os sentimentos mais íntimos e profundos. Dizem que acode também os pensamentos mais incautos.
Dizem tanta coisa da poesia de antes, dos que foram Poetas e o continuam a Ser entre nós - espíritos errantes pelo mundo, a quererem prevalecer e revelar aos poetas ainda vivos que a morte não existe para qualquer Poeta, assim como não existe para a vida.

Mas que diriam os poetas de antes, se pudessem manifestar-se através da linguagem eterna, neste novo mundo onde a poesia se alastra como rastilho de pólvora, por todos os caminhos virtuais, onde nasce a cada dia um poeta?

Que diriam eles, Poetas Maiores que se eternizam num além tão próximo, se visitassem o aquém tão distante para muitos poetas que para o serem se esquecem de ser Pessoas? Desfilam num tapete forrado de palavras incertas num corrupio de vaidades, onde a demagogia cria raízes profundas. Trazem-nos imagens desfocadas no meio dos escombros, envoltos em palavras inusitadas e despropositadas, a utilizar a linguagem da alma. A poesia sofre por todos os poetas de antes e até pelos poetas de agora, que à força de quererem ser poetas, esquecem onde colocar o verso no Verbo, forçando-o a visitar mundos desequilibrados.

Neste mundo virtual, a poesia anda de mãos dadas com um maior número de gostos, para que a classificação seja justa com o estatuto merecido. Não esquecer também os títulos. Isso é importante, para se ajuizar sobre um bom poeta;
Senhora Doutora, senhor Professor, senhora Professora, Senhor Engenheiro,….e mais isto aquilo, para revelar que ali não mora só a poesia, não. Ali reside um bom Poeta;
 “bravo Senhor Doutor, Doutora, Professora ou Professor pelo grandioso poema que aqui nos deixa.”
“o seu nome, Senhor Doutor, devia figurar numa rua da nossa cidade, como um dos maiores poetas da actualidade.”

E por aí adiante.

A alma da poesia encolhe-se, contorce-se de dor, fragmenta-se sem dó nem piedade, pelas ruas escuras de uma cidade, onde os mendigos criam em cada naco de pão, um poema, um verso, o desejo de serem só almas errantes pelos caminhos, onde o verso no Verbo  os acolhe.

Para os poetas de agora não basta ser poeta. Corroídos por um desejo doentio de serem mais qualquer coisa…coisa que se veja, que os classifique numa ordem imposta pelo sentido ascendente até atingirem o topo da pirâmide, onde estão os poetas maiores.

Mas, invertendo a ordem ascendente segue-se a descendente, a que nos fez vir aqui para nos revelarmos Pessoas na vida e poetas num além tão perto do Arquitecto Maior. O maior Poeta de todos os tempos. A fonte é e sempre será a mesma. Não se iludam Poetas!

Dakini


3 comentários:

  1. A Poesia é esse força, essa força de Vida que nos faz ser mais Humanos.

    Menos do que isso é escrever para dominar, para não ser Vida, apenas status, menos que pessoa.

    É isso mesmo, minha amiga!!!

    Muitos abraços!
    Jorge

    ResponderEliminar